Algumas organizações consideram como GOHONZON apenas o pergaminho.Outras, seguindo as palavras contidas no Sutra de Lótus, consideram como GOHONZON tudo o que é oferecido e venerado no local de nossa prática (oratório, por exemplo), em gratidão ao Buda e aos beneficios que obtemos através de nossa prática.Embora tenhamos muita fé e nos dedicamos com afinco, muito de nós nem tem noção do que se trata o pergaminho, pelo fato de ser inscrito em caracteres chineses, dificil de compreensão principalmente para nós, ocidentais.Então, através de uma minusciosa pesquisa, eu descobri que o Mandala Gohonzon é uma representação gráfica do Sutra de Lótus ao qual Nichiren criou para que caso viesse a falecer como consequencia de seu exílio na Ilha de Sado, onde passava por terríveis dificuldades ocasionadas pela extrema carência de alimentos e roupas durante um rigoroso inverno. Assim, ele colocou no Mandala, tudo o que havia percebido de mais importante conteúdo existente no Sutra de Lótus, ou seja a culminação dos principais ensinamentos do Buda.O objetivo de Nichiren era possibilitar que todas as pessoas pudessem ter a oportunidade de se fundir com a vida do Buda, através da prática sobre seus ensinamentos e consequentemente, atingir a Iluminação.Certa vez eu li que o segundo presidente da Soka Gakkai Internacional, Jossei Toda, afirmava que o Mandala Gohonzon era uma máquina de fazer felicidade.Como budistas, conscientes da Lei de Causa e Efeito, nós sabemos que na realidade não se trata da realização de milagres, nem toques de mágica.Porém, realmente, quem se dedica à prática de recitar o Sutra de Lótus, mesmo não entendendo do que se trata cada palavra pronunciada, uma vez que procuram colocar em ação os direcionamentos do Buda, infalivelmente manifestam da melhor forma os seus potenciais e assim adquirem toda boa sorte necessária para alcançar todos os seus objetivos.Nichiren Shonin estudou, dedicou-se e viveu o Sutra de Lótus como a própria vida o que o possibilitou superar os mais terríveis obstáculos que um ser humano pode suportar.Então, como o Sutra de Lótus é composto por vinte e oito capítulos, o que o torna impossível de ser recitado completamente em meio às nossas atribulações diárias, Nichiren materializou-o e forma de pergaminho para que nós, mortais comuns, pudessemos ter um melhor acesso a ele.No Sutra de Lótus, o Buda deixa bem claro que qualquer pessoa que crer nele, desfrutará de imensa alegria e será protegido pelos Budas de todas as direções.É por isso que, independente de qual organização a pessoa pratique o Sutra de Lótus, uma vez que recita o MYOHO RENGUE KYO (título resumo) ou um de seus capitulos, com certeza essa pessoa vai gradativamente desfrutar de uma felicidade profunda e incontestável, que não pode ser expressa em palavras.
This entry was posted
at 05:43
. You can follow any responses to this entry through the
comments feed
.
3 comentários
Obrigado pelo comentário, agradecemos a sua visita a nosso blog.
Gasshô
4 de maio de 2009 às 03:25
O budismo de n.d. é Luz por maior q.seja a escuridão...
28 de abril de 2021 às 07:55
Postar um comentário
Minhas dúvidas sobre Juzus
Eu estava pesquisando em sites de pesquisas, tipos de juzus e seus significados, e me defrontei com a seguinte questão. Há diferenças de Juzu de uma escola para a outra?
Dúvidas esclarecidas
Através de pesquisas descobri dois tipos diferentes de Juzu um mais simplificado e o orginal, mais usado. Postei algumas de minhas descobertas nesse blog. O mais complexo é constituído por 108 pedras. Ou seja os 108 desejos Saiba mais.
Arquivos do blog
Será que chegou a hora?
Recebemos email e comentários de pessoas questionando o seguinte: "SERÁ QUE A ÉPOCA DA SEMEADURA DO BUDISMO CHEGOU?". veja um comentário
Confecção de nossos própios Juzus
No dia 25 de abril começamos a confeccionar nossos próprios juzus. O primeiro a ser feito foi o Juzu da minha mãe feito de pérola, já o meu e do meu pai será feito de Cápia (Lágrimas de Nossa Senhora). O da minha irmã será parecido com o da minha mãe. A maior dificuldade está em fazer o pingente de seda.